11 julho 2016

3 dicas para uma vida com mais sonhos e realizações



Juliana Goes


Já reparou como era fácil ter sonhos quando éramos crianças? Como adulto você continua tendo sonhos, anda dando atenção para isso? Deixar de sonhar é algo que acontece com muita gente e, confesso que, aconteceu comigo há algum tempo.

Nesse post te dou alguns insights sobre isso e quem sabe você possa voltar a sonhar e, acima de tudo, realizar tudo o que deseja para sua vida!

Recentemente completei mais um aniversário, a cada novo ano, faço um balanço do que realizei, daquilo que sou grata e penso em como gostaria que fosse o próximo ano.

Há mais ou menos dois anos tive extrema dificuldade em traçar meus sonhos, objetivos e metas. Comecei a questionar o por quê. Por que será que sonhar se torna mais difícil? Seria medo? Excesso de preocupação? 

Sim, pode ser isso e muito mais então vou te dar algumas dicas de como manter equilíbrio na sua fábrica de sonhos, para que ela continue funcionando tão bem quanto você era criança.

Afinal qual é a importância de sonhar? Pode soar tão vago, mas no fundo, os sonhos são um dos maiores combustíveis de vida. Eles despertam vontade de realizar, dão movimento, nos fazem sai da zona de conforto. Não é sonhar por sonhar, é sonhar para realizar, é onde quero chegar e quero que você chegue também! Se faltam sonhos, capaz que falte vontade de viver, aquela vontade de fazer acontecer.

Isso pode ser uma porta aberta para alguns distúrbios comportamentais, falta de motivação, depressão. Eu vejo dessa forma, pois já me senti assim. Por isso quando você enxergar o significado que os sonhos tem na nossa vida, enxergará a importância de ser um sonhador. Alguém que está sempre em busca de mais realização, o que leva diretamente a felicidade e a plenitude. Vem que eu te mostro alguns caminhos!

1. Resgatar a Criança Interior

Por algum tempo eu deixei minhas responsabilidades e preocupações me consumirem demais. Onde foi parar a diversão, a espontaneidade, o jeito simples de ver a vida? Quando criança a gente não tem trabalho, não tem tantas responsabilidades, nem conta pra pagar, né?! Sobra tempo e energia para usar nossa capacidade, seja emocional, seja cerebral, para pensar em coisas boas e, consequentemente, sonhar. Pois é, comportamentos de uma criança que são muito construtivos, mesmo a um adulto.

Quando você tem feito o que gosta? Quanto tem se permitido brincar, dar risada ou não fazer nada? Já reparou que até nas horas vagas a nossa cabeça tá pensando em trabalho, em compromissos. E o quanto isso nos sobrecarrega?

Então trate de cuidar da sua criança interior, lembrar de dar valor às coisas simples, aos momentos, às coisas boas que te acontecem. Assim você vai equilibrando tudo, a você mesmo, ao seu dia a dia e às suas emoções. É preciso se divertir, descontrair, abrir espaço para sonhar.

Tendo algumas atitudes simples como as crianças a gente resgata outros comportamentos junto, como a capacidade de sonhar e se sentir mais leve, menos afogado na loucura do dia a dia. É uma escolha, te garanto que é possível ser um excelente profissional, excelente aluno, filho, mãe e pai… e ao mesmo tempo ter um criança livre e feliz vivendo dentro de você.

Faça mais aquilo que você ama, que seja, leva, simples, divertido. Acredite! Será uma grande transformação.

2. Administrar a Pressão

Me tornei uma adulta focada em produzir, me suprir, ser independente, meu dia a dia passou a ser muito mecânico. Não temos como jogar as contas pro alto, nem fazer sumir aquelas pessoas que nos consomem - tipo seu chefe, seu professor, às vezes até seus pais - não vamos eliminar essas questões, já que é impossível. Mas podemos mudar nosso olhar e nosso perspectiva sobre o que nos cerca.

Perceba quanto de atenção você dá aos problemas, perceba o quanto de atenção você dá às soluções. Sempre que surgir um problema - no meu vocabulário, defino como desafio - pergunte pra você "Como posso lidar e resolver isso?’’.

Use sua lógica, porque nessas horas podemos acabar consumidos pela emoção negativa do estresse, desespero, falta de confiança, entre outras reações. Reagir é palavra de poder. Como você quer reagir a o que acontece com você? Sempre é possível reagir de forma mais leve. Tenha em mente que cada um tem um modo de pensar, de agir, não podemos mudar as pessoas, mas temos plena capacidade de mudar a maneira como reagimos a elas e ao que acontece conosco.

Como você pode reagir à pressão? Só você tem a resposta certa. Para cada um de nós funciona de um jeito. Eu costumo pensar que meus desafios (problemas) não os os maiores do mundo, penso em quanto já superei e que a minha frente tenho mais uma oportunidade de aprendizado que, no futuro, será muito importante para meu crescimento pessoal. Tendo isso em mente, torno mais leve a pressão, sei que "vai passar”, sei que vai ficar tudo bem.

Geralmente a gente coloca tanta pressão nas próprias costas, é nossa forma de reagir, no entanto agora sabemos que pode ser diferente, certo? Se sua pressão tá na faculdade, no trabalho, não leve pra casa. Se em casa você anda tendo problemas, arranje algo para fazer fora de lá.

Um dos caminhos é você ocupar parte do seu tempo com atividades que equilibrem suas emoções e recarreguem suas baterias. Resgatar sua criança interior é um dos caminhos, como falamos acima, agora cabe a você ajustar seus comportamentos para reagir cada vez melhor ao que está a sua volta.

Assim você constrói uma atmosfera que te permite ser um adulto mais leve, reduzindo sua resistência em sonhar. Já que acabamos tão consumidos pela pressão e pelas preocupações que não sobra muito tempo para sonhar.

Abra espaço no seu coração, na sua mente, na sua agenda, para que você possa se manter alguém sonhador, consequentemente alguém que realiza, alguém que se faz feliz!

3. Desenvolva seu Bem Estar e Equilíbrio Global

Já faz algum tempo que eu venho dividindo com vocês os poderosos efeitos da meditação e do auto conhecimento na nossa vida. Desde que lancei meu aplicativo Zen, com reflexões, trilhas relaxantes, termômetro de humor e meditações guiadas; tenho recebido inúmeros emails e mensagens com depoimentos de tocar o coração sobre pessoas que já estão [mudando] suas vidas para melhor.

Refletir, relaxar, entender como andam suas emoções, são grandes ferramentas de auto conhecimento, conforme você se conhece melhor, entende o que quer, o que não quer mais, toma decisões mais certeiras e se sente seguro de si e do caminho que trilha.

Cada vez mais estudiosos do comportamento e neurocientistas apontam os efeitos da meditação no desenvolvimento pessoal, você passa a ter emoções mais equilibradas, alivia o estresse de forma muito efetiva, desenvolve regiões do seu cérebro responsáveis pela memória, pelo afeto, pela capacidade de decisão. Muitas pessoas conseguiram tratar depressão, ansiedade, insônia e outras questões por meio da meditação.

No Zen eu te guio em diversas meditações, mesmo para quem nunca meditou, é uma das formas mais fáceis e simples e começar.

Nada de ficar tentando esvaziar a mente, a gente simplesmente vai trabalhar sua capacidade de deixar fluir os pensamentos, abrir espaço para o positivo, para o alívio das suas tensões e a possibilidade de estar mais aberto às respostas que você precisa.

Eu diria que meditar desenvolve até a intuição, pelo menos comigo, é impressionante como me torno mais sensível aos sinais que estão a minha volta, enxergo com mais clareza o que acontece, me sinto mais no controle das minhas emoções e reações. Vale a pena começar, são benefícios que, com a prática regular, se estendem por toda sua vida!

Baixe o meu aplicativo Zen na App Store ou Google Play!

Zen é gratuito e está disponível para Android e iPhone, você pode ter acesso às meditações por plano mensal ou anual, além de várias ferramentas gratuitas que fazem parte do app, para deixar você e sua vida mais Zen!



Postado em Juliana Goes 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"