Atitudes de vida para ser saudável





Adriana Helena


O quê significa ter uma vida saudável? Você sabe? A todo momento somos bombardeados com conselhos do estilo não fumar, comer de forma balanceada e equilibrada, bem como a prática regular de exercícios físicos. Mas apenas isto não basta para ser saudável e feliz. 

Inclusive aderir a esse modo de vida é desanimador para muitos que teimam em lutar contra as convenções estabelecidas e continuam desabalados na rotina estressante da atual vida agitada e sempre alegando falta de tempo ou uma interminável série de desculpas, postergando assim, o projeto de obtenção de uma vida melhor.

Entretanto, antes de se jogar por completo em um novo projeto de vida, existem atitudes simples apontadas pelos médicos que podem tornar a vida mais saudável, sem a necessidade da prática acelerada de exercícios físicos. Para o endocrinologista Albermar Harrigan, há uma tríade básica para se obter a saúde e o bem estar:



Então, nada melhor do que aderir a um projeto de mudança neste momento. Pequenas mudanças podem ser feitas, de forma que a alteração dos costumes diários aconteça de maneira gradativa. 

As medidas iniciais podem incluir a adição de frutas e cereais em sua alimentação, ou um copo de água extra. Nada de mudanças drásticas no início. O radicalismo pode ser fatal, além de desanimador, fulminando o seu plano de viver com maior qualidade. 

Pois então? Está se sentindo preparado para aderir a este projeto? Vamos listar as atitudes básicas e simples que transformarão a sua vida:


  1 - Evitar todo e qualquer tipo de vício 

Abandonar de uma vez por todas vez o cigarro, ingerir pouco álcool, evitar excesso de trabalho ou ficar, por exemplo, 18 horas em frente ao computador, na internet ou jogando. Tudo que é em demasia faz muito mal e deverá ser evitado ao máximo.


   2 - Evitar o stress

O stress aumenta a pressão arterial. A preocupação com o trabalho e a vida pessoal levam ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares e à perda de memória. 


    3 - Praticar atividade física 

Os exercícios físicos, aqueles que evitamos como se fosse uma peste , são primordiais. Mas calma. Não é preciso fazer mil abdominais diários, correr quinhentos quilômetros e levantar peso todos os dias da semana. 


Esteja centrado em sua realidade de iniciante, sabendo que quanto mais pratica, mais saudável estará. Exemplos para um início gradual são as atividades moderadas, como a realização de uma tarefa doméstica, como a jardinagem, ou uma simples e curta caminhada. 

Saiba que apenas 40 minutos de atividade aeróbica, três vezes por semana, já aumentam s sensação de bem-estar e melhoram a imunidade e a memória. Pacientes com câncer de mama e de intestino que fazem exercícios e não ganham peso têm chance de cura quatro vezes maior do que aqueles que não mudam o estilo de vida.

E ainda tem mais benefícios, veja: 

Reduz o risco de AVC e diabetes
Melhora as articulações
Aumenta e melhora a amplitude dos movimentos físicos 
Ajuda a manter a flexibilidade, independente da idade 
Mantém a massa óssea, prevenindo a osteoporose e fraturas 
Melhora o humor e reduz os sintomas de ansiedade e depressão 
Melhora a autoestima 
Melhora a memória em idosos 
Reduz o stress 


   4 - Manter boa alimentação

Já começa a sofrer com um possível adeus àquela massa maravilhosa que desfruta pelo menos uma vez na semana? Não é para tanto! Existem maneiras simples de adicionar mais comida saudável, sem cortes bruscos na sua dieta diária.

Coma mais frutas. Adicione-as ao cereal, ou às saladas (não importa onde elas estejam, desde que marquem presença).

Deixe o seu lanche rápido mais vegetariano. Acrescente tomate extra no sanduíche. Faça uma reserva de vegetais congelados, já cortados e prontos para lanches rápidos.

Extermine o molho da salada. Mentalize que este vilão é muito rico em calorias. Vai ajudar a deixá-lo de lado.

Opte por alimentos com baixo teor de gordura, ou sem gordura, como o leite, que em vez de gordo, pode ser desnatado.


   5 - Dormir 8 horas por dia

É preciso espreguiçar, relaxar antes de dormir, como um preparatório para o sono. O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, pois a estabilidade das funções cerebrais depende do sono. Ele recompõe as células e melhora o aproveitamento das energias.


   6 - Fugir da poluição

Morar ou trabalhar perto de indústrias e avenidas com muito movimento de veículos, com alto índice de poluição, aumenta os riscos de câncer e doenças respiratórias.


   7 - Tomar vacinas

Uma das mais importantes formas de prevenção é o uso de vacinas. Só o fato de tomar as vacinas ofertadas pelo governo já previne inúmeras doenças, como hepatite, meningite, tuberculose e gripe.


   8 - Ter boa higiene bucal

É preciso manter os dentes saudáveis e bem cuidados. Dentes em péssimo estado de conservação, sem o uso de fio dental, unindo cigarro e bebida, podem proliferar bactérias, que causam infecções. É importante verificar se as próteses e aparelhos ortodônticos estão bem ajustados, pois podem causar machucados e até câncer.


   9 - Consumir menos sal 

A alimentação deve ser com pouco sal e gordura para não levar à hipertensão arterial. Muita gordura também vai aumentar o colesterol e entupir as artérias, colaborando para doenças cardiovasculares. Portanto mantenha-se longe do sal, seu coração agradece. 


   10 - Fazer exames médicos regulares

Fazer check-up regularmente também é importante para prevenir doenças. Ações simples, como fazer mamografia e o exame contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos ajudam a detectar tumores.


   11- Lavar as mãos

É importante ter hábitos bons de higiene, como lavar bem as mãos sempre antes de se alimentar. Isso porque assim é possível evitar germes que podem causar infecções.


  12 - Não abusar de remédios

O uso de medicamentos sem a prescrição médica pode piorar o quadro do paciente ou esconder a real causa do problema, além da possibilidade de causar efeitos colaterais.


  13 - Ferver, cozinhar ou descascar

Tudo que se come deve ser fervido, cozido ou descascado, pois há milhares de micro-organismos presentes em diferentes alimentos. Com a fervura, as bactérias e demais micro-organismos são extirpados dos alimentos.



   14 - Beber muita água


Beba pelo menos trés copos de água pela manhã e três pela tarde. Isso diminui a vontade de comer doces e ainda ajuda no funcionamento do organismo, deixando o corpo bem hidratado.



   15 - Evitar alimentos industrializados


O ideal é consumir alimentos frescos e feitos em casa e evitar os industrializados. A intenção é reduzir o consumo de alimentos com muitos conservantes, gordura trans, substâncias artificiais e sódio em excesso que fazem muito mal à saúde.


   16 - Controlar o peso

É importante sempre se manter no peso ideal, pois o sobrepeso aumenta o risco de hipertensão arterial, podendo levar a doenças cardiovasculares a até mesmo favorecer o câncer. 


   17 - Ser organizado

No trabalho, procure sempre que possível fazer uma limpeza nas gavetas, organizar o escritório e sua mesa. 


   Em casa , se tudo estiver limpinho, você vai se sentir melhor e ainda evitar problemas como alergias respiratórias. É preciso fazer a mesma organização e manter o ambiente sempre limpo em qualquer circunstância ou ocasião.


   18 - Respirar fundo 

A respiração pausada ajuda a relaxar a musculatura. Quando se respira fundo, melhora-se a circulação cerebral, oxigenando o cérebro, sem contar que traz uma paz de espírito muito grande. 



  19 - Manter o bom humor

A felicidade interfere diretamente no tratamento de doenças, até mesmo do câncer. É importante manter um posicionamento otimista frente ao tratamento, pois isso melhora a qualidade de vida do paciente. A depressão, por outro lado, faz cair a imunidade.



   20 - Ter fé

Estudos mostram que 60% das doenças tem melhora significativa com orações e reza, pois a fé estimula o cortisol e a endorfina, que aumentam a imunidade.


   21 - Ter amor próprio

Busque o autoconhecimento e procure ter amor próprio. Sinta que a cada respiração você envolve cada célula do organismo, cada tecido, cada articulação e imagine o equilíbrio de suas funções corporais.



   22 - Dançar

Atividades como teatro, dança e música mexem com áreas diferentes do cérebro, deixando-o sempre ativo, o que ajuda a evitar a perda de memória e outras doenças.


   23 - Praticar a leitura

A leitura também é ótimo remédio para o cérebro e a memória. Também vale praticar xadrez, palavras cruzadas e cursos diferentes, para aprender coisas novas.


   24 - Ter um hobby

É preciso ter um hobby, tempo para o lazer com atividades prazerosas como pintura, artes ou qualquer forma de entretenimento, pois isso reduz o stress e também aumenta a autoestima. O lazer desintoxica o cérebro. 


   25 - Ser voluntário

Ser um voluntário em qualquer tipo de atividade faz bem também para quem doa seu tempo. Essa atitude faz a pessoa se sentir útil, o que melhora sua autoestima e estimula cuidados com a saúde.


   26 - Conhecer a história familiar

É necessário conhecer a história da família, pois, ao saber dos problemas genéticos, é possível buscar mais cedo a prevenção.


   27 - Cuidar da vida sexual

A relação sexual melhora a capacidade física e mental, pois libera endorfina, hormônio que dá sensação de prazer, e ainda tem efeito analgésico, aumentando a resistência das pessoas à dor. Por isso é preciso tratar problemas que possam afetar a vida sexual do casal.


   28 - Andar descalço na areia

Há estudiosos que afirmam que andar descalço na areia auxilia o organismo a descarregar a eletricidade estática acumulada no corpo, como se fosse um modo de liberação de energia negativa. Sem contar que é uma excelente forma de massagear os pés e ter contato com a natureza na sua maneira mais rica. Se puder fazer isso, não espere muito, faça o mais rápido que puder e depois continue a praticar com regularidade.

Assim, depois destas dicas, você poderá analisar tudo o que faz bem à sua saúde e, para animar o cumprimento do objetivo de permanecer saudável, esteja focado principalmente nos benefícios que serão adquiridos com o desenvolvimento de tarefas simples, mas que vão te garantir uma vida muito mais feliz!





Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz


Nenhum comentário:

Postar um comentário