O poder magnífico de um abraço !



Adriana Helena

Você não tem ideia do que um simples abraço pode fazer por nós!

Afinal, quando foi a última vez que tiveste um abraço? 

Não digo daqueles abraços forçados, como uma saudação social, mas um verdadeiro abraço, sincero, honesto e bom? 

Espero que não tenha sido há muito tempo. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar, verdadeiramente. Os Abraços realmente têm um poder incrível!

Veja o quanto um abraço pode te ajudar e te fazer feliz … Vai aliviar o seu coração! 

São tantos e dados de várias maneiras:

Provavelmente já experimentou, muitas vezes, quando era uma criança, quando se magoava ou esfolava um joelho, um abraço confortante da sua mãe ou do seu pai, lembra? Instantaneamente tudo ficava melhor e a dor passava como em um passe de mágica. 

Já na adolescência, ou na fase adulta, quando confrontado com um trauma emocional, como por exemplo, o fim de uma relação, um abraço de um amigo ajudava bastante não é mesmo? 

Qual é uma das primeiras coisas que costumamos fazer quando alguém perto de nós está sofrendo? Nós oferecemos um abraço. É instintivo e cura. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar.


Mesmo quando não há ninguém por perto para nos abraçar ou para abraçarmos, podemos obter algum conforto abraçando uma almofada, um animal de estimação, um bichinho de pelúcia ou uma árvore…


Quantas vezes já viu uma criança abraçando um urso de pelúcia ou a sua boneca favorita? Isso dá-lhe uma sensação de segurança. Embora a maioria dos adultos não admita isso, eles também provavelmente tem um objeto favorito para recorrer ou um animal de estimação, quando não há parceiro humano nas proximidades.

Os abraços são terapêuticos. E não te esqueças dos teus animais de estimação. Eles também adoram abraços. Abrace-os muito.


A frase da psicoterapeuta Virginia Satir, é muito interessante : “Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. Precisamos de oito abraços por dia para nos manter. Precisamos de doze abraços por dia para crescer." 

Não sei se esses números exatos foram cientificamente comprovados, mas concordo que há uma grande quantidade de evidências científicas em relação à importância dos abraços e do contato físico.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que mesmo um breve abraço – tão pouco quanto 20 segundos – dado pelo parceiro, pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol que contribuem para o stress.

Além de diminuir os níveis de stress, os abraços também influenciam a redução da pressão arterial. Aparentemente, um abraço faz o seu coração ficar melhor de muitas maneiras.


Diz-se que a caridade começa em casa, assim como o hábito do abraço. Comece na sua própria casa. Jura a ti próprio que ira abraçar os teus familiares ou amigos com mais frequência.

Na próxima vez que estiver numa festa ou reunião, oferece um abraço às pessoas quando for cumprimentá-las ou despedir-se. É um ótimo hábito para se desenvolver. Quem sabe não estará começando a organizar festas do abraço? Aproveita todas as oportunidades para abraçar as pessoas, quando for apropriado. 


Às vezes, a maneira mais fácil e mais simples de obter mais abraços é perguntando. Raramente alguém recusa e é sempre uma situação estranha… Os abraços são poderosos e quem sabe, talvez abraçando mais, podemos de uma forma incrível, curar o mundo! Você já teve um dia de trabalho em que sua cabeça doía e os problemas pulavam em sua frente?

Sua mente vagava em meio a tantos compromissos insolúveis a ponto de se desconectar do mundo real… Nestes momento, um abraço dado por alguém, pode te fazer voltar ao centro.

Como é bom sentir quando alguém vem e coloca uma mão nas nossas costas para chamar a nossa atenção, aplicando um abraço. Parece que o cérebro diz: “Uau! Me sindo muito melhor agora" !

O mais simples toque humano, quando não está à espera disso, ou até mesmo quando se está espera disso, pode trazer tanta alegria e contentamento que o dia tornar-se-á muito melhor e os problemas poderão ser solucionados em um passe de mágica.

Um abraço é um passo na direção de um nível superior de relacionamento e muitos de nós não temos em atenção a nossa quota diária de abraços. Precisamos ser mais generosos.


10 top razões para dar mais abraços

Eu já li muitos artigos diferentes, escritos por muitos profissionais de áreas diferentes, e cheguei à conclusão de que quanto mais abraços uma pessoa recebe todos os dias, melhor fica…

Não há um número estipulado, tal como um medicamento. O ato de abraçar é uma terapia integral. E das poucas que não tem contra-indicações. Aqui ficam algumas razões para dar um abraço, um carinhoso abraço, no seu dia a dia...

1. Abraçando induz o aumento da oxitocina no organismo

A oxitocina é uma hormona poderosa, que não só fortalece os laços com os nossos entes queridos mas também tem a capacidade de estimular a solidariedade entre estranhos. 

2. Abraçar constrói laços mais fortes com as pessoas que você vê todos os dias

Abraçar nutre as relações humanas, cultiva e aumenta a confiança e francamente, faz-nos pessoas mais felizes. 

3. Abraçar reduz o stress

Um bom abraço literalmente diminui os níveis de cortisol encontrado no corpo. Estamos falando de um tratamento anti-ansiedade livre de remédios. 

4. Abraçar reduz a pressão arterial

Colecionar abraços é excelente para o seu coração! 

5. Abraçar é uma boa ação recíproca

Nunca se sabe o que está a acontecer na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como é simples esta ação? Apenas envolve os teus braços à minha volta e abraça-me!


6. Abraçar faz-nos sentir incríveis

O poder do toque humano é profundo e os nossos corpos estão cheios de nervos prontos para estimulação. A maior parte de nós provavelmente tem o desejo de toque humano durante o dia e simplesmente não tem consciência disso. Para quê gastar tanto dinheiro com uma massagem? Um bom e longo aperto tem a capacidade de, não só levantar o espírito, mas também sentir algo maravilhoso para o corpo. 

7. Abraçar pode virar um mau humor de cabeça para baixo

Se te sentes mal-humorado e anti-social, apenas tenta dar um caloroso abraço. Eu garanto que vai sair dele sentindo-se um pouco, se não bastante melhor. 

8. Abraçar reconecta a mente com o corpo

Pouco de nós tenta o nosso melhor para viver conscientemente. Quando o caos constrói no nosso dia a dia, no local de trabalho, atrás do volante, em frente ao computador, um bom abraço pode nos reconectar à ideia duma existência consciente. Um bom abraço tem o poder de nos levar para uma melhor postura, uma respiração mais profunda e um estado mais relaxado de ser. 

9. Abraçar mais faz-nos melhores “abraçadores”

Isto parece ridículo mas eu estou falando sério. Você é culpado de não se comprometer com a atitude: “Eu não tenho tempo para abraçar” .Se assim for, não esperes colher o maior número destes benefícios. Aqueles que tiram um momento são aqueles que realmente beneficiam do poder dos abraços. 

10. Abraçar cultiva a paciência

As conexões são promovidas quando as pessoas usam o seu tempo para apreciar e reconhecer o outro. Um abraço é uma das maneiras mais fáceis de mostrar apreciação e reconhecimento a outra pessoa. 


O mundo é um lugar, ocupado pela afobação e pelo movimento, e estamos constantemente correndo para a próxima tarefa. Se abrandarmos e tirarmos um momento para oferecer abraços sinceros ao longo do dia, estaremos beneficiando a nós mesmos, ajudando os outros e também cultivando melhor a paciência dentro de nós. 

Se não tiver consciência da tua própria quota pessoal de abraços, começa a recolher abraços imediatamente. Não há tempo como o presente e essa resolução vai deixar-te mais feliz e saudável. Afinal, como diz a terapeuta familiar Virgínia Satir:


Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver.

Precisamos de 8 abraços por dia para manter.

Precisamos de 12 abraços por dia para crescer.


Postado no blog Vivendo a Vida Bem Feliz







Nenhum comentário:

Postar um comentário