Governo financia o capitalismo sem pudor





Marco Antonio Araujo


O iPad fabricado em Jundiaí (São Paulo) já está sendo vendido aqui pelo mesmo preço dos fabricados na China. Por que não estou surpreso? Capitalismo selvagem é para os fracos. No Brasil, até o lucro é canalha.
O aparelho da Apple começou a ser montado no nosso país com incentivos financeiros do Estado. Entre os mimos estão redução de IPI, PIS e Confins. Aquela mamata de sempre.
Temos vocação para ser explorados. E o governo não faz nada. Na verdade, até gosta. Por que outro motivo nossos automóveis têm os preços mais abusivos do mundo? Sim, aqueles carros que sempre recebem proteção e ajuda federais, rigorosamente em troca de nada.
Não podemos nos esquecer que todos os serviços que foram privatizados (a preço de banana e financiamento do BNDES) se tornaram mais caros, embora permaneçam solenemente ruins.
Pode escolher a tarifa mais cara do planeta de sua preferência. Seja qual for, está no Brasil. O que pagamos pela péssima telefonia fixa ou móvel é de deixar qualquer um mudo. A conta de luz do brasileiro é coisa das trevas.
E serviços como TV a cabo ou banda larga? O preço das bebidas, dos eletrônicos, dos ingressos de cinema? Passamos da barbárie à decadência sem o estágio intermediário da civilização.
Jantar fora em São Paulo se tornou sinal exterior de riqueza. Não por acaso, arrastão em restaurante virou atração turística. A bandidagem sabe que se o cidadão está comendo na rua é porque tem muito dinheiro. Bem feito, né? Já que aceita ser roubado pelo dono do estabelecimento...
O requinte chegou à rede hoteleira. Uma espelunca bem sórdida no centro do Rio de Janeiro custa o mesmo que um hotel três estrelas ao lado do Museu do Louvre, em Paris. Não estou exagerando.
Essa cultura de auto-imolação está impregnada no ventre da nossa sociedade. Pelo jeito, não tem mais volta, até porque o governo é o principal incentivador dessa espoliação coletiva e generalizada. A arrecadação de impostos não para de subir, não é mesmo? Para que comprar briga, se tem trouxa que paga?

Postado no blog O Provocador em 13/07/2012
Imagem inserida por mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário