Homens x mulheres?


                


Por Regina Mogen


Depois de anos lutando por igualdade de direitos e transformações na sociedade, entenda o que se passa na cabeça dos homens com relação a nós, mulheres.

“Diante da mulher moderna, os homens costumam sentir-se impotentes e passam, até mesmo, a concorrer com elas”  Regina Mogen, psicanalista formada em Londres e Estocolmo



Já parou para pensar como a marcha pela suposta igualdade de direitos entre homens e mulheres parece caminhar paralelamente ao aumento das divergências nos relacionamentos? Segundo a psicanálise, a atração entre homem e mulher está baseada na diferença existente entre eles, principalmente a anatômica: ele possui o que ela não possui, um pênis! No entanto, hoje, aos olhos masculinos, a mulher contemporânea, independente e que mantém tantas "petecas" no ar sem deixá-las cair (sabe-se lá a que preço), é poderosa.


Para eles, essa mulher possui, representativamente, a mesma ferramenta que confere poder a eles. Será o fim da atração? Diante da mulher moderna, os homens costumam sentir-se impotentes, às vezes literalmente, e passam, até mesmo, a concorrer com elas, ou se tornam indiferente a elas. A comprovação disso é uma queixa feminina que recebo frequentemente no meu consultório. As mulheres costumam queixar-se que os homens não têm iniciativa na cama e, quando tem, parecem não saber como agir.


Ao mesmo tempo em que há a busca pela “igualdade”, há também padrões de comportamento aos quais fomos educados e que ainda predominam na nossa sociedade. Grande parte das mulheres espera uma atitude protetora dos homens, porém, muitas vezes, elas não deixam espaço para tal, pois para ela seria uma demonstração de fraqueza. Os homens, por sua vez, querem mulheres independentes (financeiramente), mas também esperam delas uma postura feminina e servil. É... não é tão simples.



Não muito tempo atrás, o acesso à vida sexual ativa para a mulher era legitimado por meio do casamento. Com a liberação feminina, isso mudou: o sexo sem o peso do pecado não é mais um privilégio masculino – e foi a própria mulher que se conferiu esse direito, diluindo, nesse caso, alguns conceitos de feminino e masculino. 



Geralmente, a expectativa dela é encontrar um homem amigo e amante, companheiro e cúmplice, buscando, assim, outra forma de igualdade. Contudo, quando ela demonstra esse desejo, corre o grande risco de ser interpretada como pegajosa e dependente, assustando principalmente aquele homem que já passou por algumas experiências afetivas frustradas.

O tema é tão complexo que merece estudo aprofundado! Em recente pesquisa feita na Escandinávia sobre a igualdade entre sexos nos casais bem-sucedidos, o segredo do bom entendimento entre eles era a “negociação”. O foco na negociação é associado à suposição de que os casais modernos podem escolher mais livremente como lidar com a relação e a vida em comum. Os exemplos encontrados dentro do que se pode definir como negociação entre esses casais estavam intimamente relacionados a tocar a vida em comum para frente, a fim de alcançarem principalmente os objetivos da vida do casal de forma prática. 

Os entrevistados afirmaram que as decisões eram feitas sem muita reflexão, não dando origem a grandes discussões. Assim, baseado na experiência dos relacionamentos bem-sucedidos, pode-se concluir que a conversa leve, o senso de praticidade e a vontade de fazer a relação e a vida em comum funcionarem – cumplicidade e companheirismo – são os motivos mais aparentes do sucesso a dois.




Postado no blog Uma Mulher em 25/05/2012

Obs.: Ilustrações acima do texto inseridas por mim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário