10 dicas para desenvolver sua inteligência



Dicas para turbinar softwares, como o Windows e o Internet Explorer, existem aos montes.Mas são raras aquelas que podem ajudá-lo a se tornar mais simpático, mais bonito, mais rico (falo no masculino, mas é óbvio que vale também para as mulheres).

Mais difícil ainda é mostrar como desenvolver sua inteligência – sim, você é inteligente por menos que pareça. Pois bem, os dez conselhos abaixo podem elevar sua inteligência ao cubo.

1. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada.

2. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

3. Controle o estresse

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em homens das cavernas. Para evitar que isso aconteça, faça exercícios respiratórios.

4. Leia com mais atenção

Não existe o fenômeno chamado de leitura dinâmica. Pelo menos no caso da comprensão plena de uma matéria. Estudos mostram que os que leem rapidamente não se saem bem quando questionados sobre o significado de um texto.

5. Mantenha-se em forma

Pesquisadores italianos afirmam que pessoas com mais de 65 anos e que andam cerca de nove quilômetros por semana, em passo moderado, têm 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Andar melhora o fluxo sanguíneo no cérebro.

6. Faça testes

Sempre que puder, faça testes que desafiem seu poder raciocínio.

7. Tire uma soneca durante o dia

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado? Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção. De acordo com os últimoss estudos científicos, uma cochilada pode melhorar a sua memória.

8. Jogue videogame. Com moderação

Videogames, a exemplo do Brain age, da Nintendo, melhoram sua coordenação visual e motora. Ficou provado que os jogadores de games similares têm suas atividades cerebrais rejuvenescidas.

9. Faça exercícios físicos

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças, o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

10. Aprenda coisas novas

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro. É um círculo vicioso: quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais e, assim, cria mais conexões entre os neurônios.

Adaptado de um artigo do The New York Times.

Postado no blog Reporter Net
Obs.: Ilustração acrescentada ao texto por mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário